Travessia com instabilidade: reinvente-se

  • Atualizado
  • 3 minutos de leitura
  • 0 Comentário

Travessia com instabilidade: reinvente-se

Certamente você está habituado a lidar com imprevistos , solicitações de última hora , e ainda manter um ritmo satisfatório de produtividade, mesmo sob intensa pressão psicológica e mudanças significativas nos sistemas operacionais corporativos da empresa em que atua.

Certamente você está habituado a lidar com imprevistos , solicitações de última hora , e ainda manter um ritmo satisfatório de produtividade, mesmo sob intensa pressão psicológica e mudanças significativas nos sistemas operacionais corporativos da empresa em que atua. Estar aberto às novas ideias, que atendam melhor as necessidades dos colaboradores e dos consumidores , compreender as transformações ( mudanças demográficas e climáticas, padrões de governança ESG, evolução da IA, moeda digital e confrontos geopolíticos) pelas quais o mercado de trabalho está passando, e assimilar ativamente as novas tendências corporativas ( gig work, trabalho híbrido, equipes virtuais, espaços coworking etc) também são características cruciais de líderes ,que desenvolveram a adaptabilidade e a flexibilidade e estão aptos a surfar sobre esta onda gigante de desafios.

Segundo o décimo oitavo relatório do Forum Econômico Mundial, a flexibilidade e a adaptabilidade são as duas skills mais valorizadas nos processos reformatados de seleção, contratação e desenvolvimento de equipes neste momento de volatilidade econômica. Embora sejam classificadas como habilidades básicas, elas são de suma importância para todos os profissionais nos anos vindouros; tendo em vista que esses deverão estar dispostos a se adaptarem às novas demandas mercadológicas da era da digitalização.

Por esse motivo, a avaliação da percepção ( diálogos informais, coleta de feedbacks, predisposição para o lifelong learning e ferramentas digitais) dos liderados acerca da cultura organizacional e das forças transformacionais tem sido utilizada para mensurar a capacidade adaptativa dos mesmos em meio ao convívio corporativo e até mesmo no gerenciamento, que fazem do tempo dedicado ao lazer e hobbies, fora do trabalho. Haja vista ,que a boa performance nessas skills impacta diretamente na qualidade de vida e no equilíbrio físico e mental dos colaboradores.

“ Não pense que a transformação digital é sobre tecnologia (…) É sobre pessoas.“
(Keiko Mori, head of Product Marketing on Tik Tok)

Portanto, no decorrer desse processo, a promoção de uma cultura de aprendizado e desenvolvimento contínuo de habilidades, especialmente as previamente mencionadas, irá contribuir para o autoaperfeiçoamento, consolidação de lideranças e o desenvolvimento de colaboradores. Além de culminar com a superação de paradigmas de modelos obsoletos de trabalho e na formação de equipes altamente qualificadas a exercerem as funções decorrentes dos avanços incessantes da I.A.

Certificações técnicas, participações em eventos ? Inglês Fluente? Quer turbinar ainda mais seu currículo ? Informe-se sobre os minicursos da TECtalk – Consulting . Na Tectalk você aprende sempre mais