Acumen – Mudando a forma de liderar

  • Atualizado
  • 2 minutos de leitura
  • 0 Comentário

Acumen – Mudando a forma de liderar

A revolução digital, iniciada na década de 50, atingiu recentemente uma outra fase tecnológica, que combina cloud computing, big data e o uso cada vez mais crescente de inteligência artificial.

A revolução digital, iniciada na década de 50, atingiu recentemente uma outra fase tecnológica, que combina cloud computing, big data e o uso cada vez mais crescente de inteligência artificial. Esta nova era tecnocrata vem produzindo rupturas e mudanças significativas, especialmente nos departamentos de finanças e de Recursos Humanos das empresas.

As grandes corporações já perceberam que investimentos em treinamentos mais relevantes, aprimoramento de recrutamentos e a manutenção de profissionais altamente qualificados são requisitos fundamentais para o enfrentamento dos desdobramentos tecnológicos (IOT-internet das coisas , IOB-internet dos corpos, manufatura aditiva, produção autônoma etc) vindouros.

Diante desse cenário empresarial imprevisível e laborioso, o profissional do futuro deverá ser genuinamente um long life learner, ou seja, alguém disposto a viver em constante aprendizado. E não somente isso, alguém disposto a investir continuamente em si mesmo para permanecer em um mercado de trabalho extremamente competitivo.

Recente pesquisa divulgada pelo World Economic Forum demonstra que 54% dos profissionais entrevistados já assimilaram esse novo paradigma, mas apenas 36% compreenderam que as soft skills (competências comportamentais) serão cada vez mais avaliadas. Cabe ressaltar ainda, que as habilidades técnicas continuam sendo relevantes, maselas não representam mais um “diferencial” de padrão de expectativa. O mercado está recrutando profissionais com uma visão multidisciplinar das operações e modelos de negócios, que compreendam a interdependência das variadas funções corporativas, os objetivos mercadológicos da organização e saibam como replanejar estratégias para obtenção de resultados financeiros mais promissores.

Tudo isso leva a crer que, os profissionais encarregados de realizar a gestão de pessoas, terão um papel cada vez mais desafiador . A competência Acumen, outrora requerida apenas para as pessoas em posição de liderança, passou a ser reverenciada como aspecto relevante em todos os níveis organizacionais.

Você está preparado para navegar nas ondas tecnológicas e turbulentos da liderança exponencial? Certamente você é um learner e está sempre buscando o aperfeiçoamento. Sabemos que o inglês já faz parte da sua rotina, venha aprender ainda mais conosco!